workshop-construcao-de-fornos-rudimentares-capa.jpg

6-8

DEZ

  • Capacidade

    5 - 12 Pessoas

  • Horários

    10h–13h

    15h–18h

  • Preço

    160

  • Dificuldade

    A todos os interessados, com ou sem experiência na área.

  • Informação adicional

    Oferta de alojamento nas Residências partilhadas com a inscrição no curso, mediante disponibilidade

Workshop de CONSTRUÇÃO DE FORNOS RUDIMENTARES

Construção e operação de fornos rudimentares 

Para quem pensa em começar a fazer cerâmica, a falta de um forno parece um obstáculo difícil de ultrapassar pois requer um investimento ainda grande.

Mas há alternativas...

Nestes três dias vamos construir pequenos fornos que cozem a gás ou a lenha e onde podemos cozer as nossas peças com todo o cuidado. No primeiro dia iremos fazer pequenas peças em diferentes pastas que se adaptem da melhor maneira às cozeduras nos fornos rudimentares. Adquirimos conhecimentos sobre o funcionamento dos fornos para, de seguida, realizar a cozedura com toda a segurança.

No final do terceiro dia podemos tirar as nossas obras do forno, tirar conclusões sobre os processos de cozeduras e, naturalmente, levá-las para casa.

O que vai aprender:

●      Diferentes pastas para diferentes fins

●      Construção e operação de um pequeno forno rudimentar (Forno de papel, forno de cachimbo a lenha, e pequenos fornos a gás)         

●      Preparação das peças para cozedura

●      Decoração com engobes e vidragem

Oferecemos estadia na nossa casa partilhada "Residências" (sujeita a disponibilidade) onde terá acesso a cozinha partilhada e totalmente equipada. Poderá trazer produtos que necessitem de frio e mercearia, pois terá onde os guardar e cozinhar. Recomendamos que o faça porque, durante o curso, é difícil deslocar-se à Lousã para ir ao supermercado.

Caso prefira a privacidade de uma casa individual, tem 10% de desconto no valor da reserva da casa.

 
Peter Layton

Renato Costa e Silva, ceramista e escultor, conta em 40 anos de actividade profissional com um vasto curriculo não só na área da cerâmica como também de escultura de grandes dimensões para espaços públicos em diversos materiais. 
Natural de Angra do Heroísmo, vive e trabalha no seu atelier em Angra do Heroísmo e na Cerdeira. Fez um estudo intensivo de barros e materiais cerâmicos e tem uma larga  experiência na preparação de pastas cerâmicas e vidrados, ao longo dos anos ele realizou centenas de cozeduras de cerâmica a lenha.

Kerstin Thomas, escultora, estudou Artes Plásticas e Talha / Escultura em madeira na Alemanha, país de origem. Já em Portugal, licenciou-se em Língua e Cultura Portuguesas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequentou ainda o Curso de Ciências Sociais. Com preferência por madeiras autóctones, desenvolve entre outros um trabalho inspirado na vivência rural e na expressividade do rosto humano. A construção do Forno sem Fumo para cozedura de cerâmica de alta temperatura despertou o seu interesse pela cerâmica como meio de expressão.

Co-fundadora do projecto Cerdeira Home for Creativity, concilia actualmente o seu trabalho artístico com o de coordenadora do Programa Artístico do projecto.

Condições

  • Oferta de alojamento nas Residências partilhadas com a inscrição no curso (mediante disponibilidade) ou 10% de desconto nos alojamento com um mínimo de 2 noites;

  • Desconto early bird de 10% se reservar até dia 6 de Novembro;

  • Desconto de 3% sobre o valor do curso se efetuar pronto pagamento.

  • Refeições cozinhadas para grupos podem ser encomendadas.