cerdeira-workshop-desenho-familias-capa.jpg

25-26

MAI

  • Capacidade

    8 - 12 Pessoas

  • Horários

    10h30-12h30

    14h30–16h30

  • Preço

    126€ (1 adulto+1 criança)

  • Dificuldade

    Para adultos e crianças de todas as idades com ou sem experiência

  • Informação adicional

    Materiais incluídos. Oferta de alojamento nas Residências partilhadas com a inscrição no curso, mediante disponibilidade.

Workshop de desenho na natureza
para pais e filhos

Um curso para desenvolver e enriquecer a capacidade de expressão através do desenho.

Aulas de desenho estruturadas com demonstrações técnicas e  exercícios, e um programa  enriquecido com palestras e projecção de imagens focadas na história da arte e em práticas contemporâneas.

Mas acima de tudo, temos a melhor professora disponível: a natureza. A floresta que circunda a aldeia de Cerdeira está repleta de textura, luz e sombra, marcas e qualidade de linha. Faremos  do exterior o nosso atelier mas também das casas de xisto recentemente restauradas, nomeadamente da Casa das Artes, um exemplo de uma abordagem de restauro sustentável e ecológico da arquitectura vernacular.

O que vamos aprender:

- técnicas diversas de desenho
- olhar a natureza
- encontrar e valorizar a nossa expressão individual 

Nestes dois dias será dada prioridade à expressão individual usando as referências e a linguagem da arte como inspiração e articulando com a experiência directa da envolvente natural. Pais e filhos vão explorar o desenho juntos, desenhando com diferentes materiais e técnicas. Não são necessários conhecimentos prévios.

 

Programa: 

Sábado, dia 25
Manhã

“Desenho Lá Fora”
De lápis e papel na mão vamos descobrir o que podemos desenhar na aldeia e na natureza em redor.

 Tarde
“Desenhar a Coisa com a Coisa”
Com materiais que vamos coleccionar da floresta em redor, vamos inventar novos pincéis com que vamos desenhar. Novas marcas e novas formas de desenhar vão-nos ajudar a encontrar a expressão certa.

 

Domingo, dia 26

Manhã
“Herbário Gigante”
A floresta em redor está cheia de pequenos tesouros por descobrir. Vamos coleccionar folhas, flores, ramos e outros elementos da vegetação e registar-los nas nossas folhas. Com a ajuda dos mais crescidos vamos fazer um dos desenhos em tamanho grande. No final teremos um herbário gigante!

Tarde
“Árvores”
Vamos olhar para como as árvores crescem. Um conjunto simples de regras deixam-nos desenhar todas as árvores que quisermos. Com desenho e recorte vamos povoar as nossas árvores com folhas, insectos e outra bicharada que por lá quiser aparecer.

 

 
Peter Layton

Bodil Eide e Paulo Borges
Artistas professores

A Bodil e o Paulo ensinam juntos desde 2007. Fazem parte de uma comunidade internacional de artistas que estudam com as artistas Sul Africanas Rose Shakinovsky e Claire Gavronsky (rosenclaire) em Florença, Itália. A Bodil recebeu delas a sua formação como professora para o ensino de iniciação e de nível avançado de desenho, pintura, escultura e prática artística contemporânea. São licenciados respectivamente em Belas Artes (KHIO, Oslo, Noruega) e Design de Comunicação (FBAUL, Lisboa). Reunem mais que 15 anos de experiência no ensino estruturado de desenho, pintura, escultura e criatividade, junto a um público de principiantes, artistas plásticos, tal como crianças e jovens.

Condições

  • Oferta de alojamento nas Residências partilhadas com a inscrição no curso (mediante disponibilidade) ou 10% de desconto nos alojamento com um mínimo de 2 noites;

  • Desconto 10% early bird se reservar até dia 26 de Abril;

  • Refeições cozinhadas para grupos podem ser encomendadas.