Iniciação à cerâmica workshop.png

17-19

ABR

  • Capacidade

    6 - 12 Pessoas

  • Horários

    10h–13h

    15h–18h

  • Preço

    180

  • Dificuldade

    O curso destina-se a todos os interessados na matéria, com ou sem experiência.

  • Informação adicional

    Oferta de alojamento nas Residências partilhadas com a inscrição no curso, mediante disponibilidade

Workshop de Iniciação à cerâmica

Este curso de iniciação permite aos participantes continuar a explorar e procurar conhecimentos nesta área tão vasta e interessante em autonomia porque oferece uma visão abrangente de todos os processos.

São três dias de trabalho intenso, de conversa e de silêncio, nos nossos ateliers, temos disponível também uma pequena biblioteca especializada para quem quiser inspirar-se ou aprofundar o que aprendeu.

Conhecer e escolher o barro adequado para o nosso trabalho e para cada técnica cerâmica é fundamental para um trabalho bem sucedido. Vamos criar as nossas peças, moldando e modelando, a construir ou trabalhar na roda de oleiro, conhecer as vantagens de cada técnica e tirar proveito deste nosso novo conhecimento adquirido.

No final do terceiro dia podemos tirar as nossas obras do forno, tirar conclusões sobre os processos de cozeduras e, naturalmente, levá-las para casa.

O que aprenderá:

  • Identificação de barros e suas características e funções;

  • Técnicas de conformação: moldação, modelação, torneamento, construção por rolos e por placas;

  • Técnicas de decoração em cerâmica;

  • Cuidados a ter com a secagem;

  • Construção e operação de um pequeno forno rudimentar (forno de papel , de cachimbo a lenha, ou a gás).

 
Peter Layton

Renato Costa e Silva, ceramista e escultor, conta em 40 anos de actividade profissional com um vasto curriculo não só na área da cerâmica como também de escultura de grandes dimensões para espaços públicos em diversos materiais. 
Natural de Angra do Heroísmo, vive e trabalha no seu atelier em Angra do Heroísmo e na Cerdeira.

Fez um estudo intensivo de barros e materiais cerâmicos e tem uma larga  experiência na preparação de pastas cerâmicas e vidrados, ao longo dos anos ele realizou centenas de cozeduras de cerâmica a lenha.

Kerstin Thomas, escultora, estudou artes plásticas e escultura em madeira na Alemanha, país de origem. Já em Portugal, licenciou-se em Língua e Cultura Portuguesas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequentou ainda o Curso de Ciências Sociais. Com preferência por madeiras autóctones, desenvolve entre outros um trabalho inspirado na vivência rural e na expressividade do rosto humano. A construção do Forno sem Fumo para cozedura de cerâmica de alta temperatura despertou o seu interesse pela cerâmica como meio de expressão que tem vindo a aprofundar desde então.

Co-fundadora do projecto Cerdeira Home for Creativity, concilia actualmente o seu trabalho artístico com o de coordenadora do Programa Artístico do projecto.

 

 

Condições

  • Oferta de alojamento nas Residências partilhadas com a inscrição no curso (mediante disponibilidade) ou 10% de desconto nos alojamento com um mínimo de 2 noites;

  • Desconto early bird de 10% se reservar até dia 18 de Março;

  • Desconto de 3% sobre o valor do curso se efetuar pronto pagamento.

  • Refeições cozinhadas para grupos podem ser encomendadas.

Também oferecemos workshops de introdução à roda de oleiro e figurado em cerâmica, como experiência criativa de 3h (contacte-nos com a sua reserva de alojamento na Cerdeira).