cerdeira-workshop-producao-azulejo-cerdeira

10-12

AGO

  • Capacidade

    7 - 10 Pessoas

  • Horários

    Sábado 10h–13h

    Domingo 10h–17h30

    Segunda 10h–13h

  • Preço

    126

  • Dificuldade

    O curso destina-se a todos os interessados na matéria, com ou sem experiência.

  • Informação adicional

    Oferta de alojamento nas Residências partilhadas com a inscrição no curso, mediante disponibilidade

Workshop de produção de AZULEJO

"Olhar a Natureza": Aresta Viva e Corda Seca

Um curso que que oferece uma introdução à produção de azulejos com as técnicas de aresta viva e corda seca tendo a natureza como fonte de inspiração. Três dias com demonstrações e exercícios estruturados que vão permitir aos participantes conquistarem esta arte com uma tradição de séculos. Cada participante vai percorrer os passos necessários, desde os desenhos iniciais até à vidragem das peças.

O que vai aprender:

  • Introdução à história e mundo das técnicas de produção de azulejo;

  • Execução e transferência de desenhos;

  • Produção de moldes;

  • Técnicas de vidragem.

O azulejo é um dos ícones da cultura portuguesa. A palavra de origem árabe “al-zuleich”, significa pequena pedra polida. De raiz oriental , o azulejo está presente em Portugal há cinco séculos, revestindo e animando paredes de palácios e igrejas, edifícios públicos e estações de comboio e metro, casas e prédios, de forma singular. Depósito de histórias e cultura nas mais variadas técnicas e estilos desde os azulejos de aresta viva hispano-arabes, de motivos geométricos e vidrados coloridos, até aos sumptuosos painéis barrocos de cercaduras exuberantes pintadas a azul cobalto, passando pelos azulejos padrão ou de tapete do século XVII, o azulejo é expressão ímpar do património arquitectónico, cultural, social e económico de Portugal.

Hoje em dia são inúmeros os exemplos contemporâneos de revestimento azulejares de edifícios, paredes ou muros, estações de metro entre outros, pensados e criados por artistas, designers, grafiters, arquitectos, a maior parte das vezes desenvolvendo o projecto mas sendo este ser executado em fábricas ou ateliers de cerâmica. Cristina Vilarinho e Albert Azevedo do projecto A2 têm colaborado nestes projectos de arquitectura e também no restauro.

 
Peter Layton

Cristina Vilarinho Designer e Ilustradora
Cristina Vilarinho é designer e ilustradora e uma das poucas pessoas atualmente que detém e mantem vivo todo o saber das variadíssimas técnicas de pintura e produção artesanal de azulejos. É uma verdadeira embaixadora da cultura do seu país, o trabalho criativo desta artista encontra a grande inspiração na literatura portuguesa.

Alberto Azevedo Ceramista
Alberto Azevedo trabalha em oficina própria nas áreas de Olaria de roda, Modelação cerâmica, Rakú Serigrafia cerâmica desde 1997, desenvolvendo projectos pessoais e em parceria com gabinetes de Design e Arquitectura. Com uma vasta experiência como formador conta também com anos de trabalho colaborativo com outros ceramistas. Actualmente desenvolve funções como formador  e paralelamente desenvolve projectos de cerâmica de autor com a ceramista/designer Cristina Vilarinho no atelier Projecto A2.

 

Horário:

Sábado 10h–13*
Domingo 10h–17h30
Segunda 10h–13h

* Sábado apenas tem horário de manhã devido ao tempo secagem das peças.

Condições

  • Oferta de alojamento nas Residências partilhadas com a inscrição no curso (mediante disponibilidade) ou 10% de desconto nos alojamento com um mínimo de 2 noites;

  • Desconto 10% early bird se reservar até dia 10 de Julho;

  • Desconto de de 3% sobre o valor do curso se efetuar pronto pagamento.

  • Refeições cozinhadas para grupos podem ser encomendadas.