Workshop_raku.jpg

22-24

MAR

  • Capacidade

    5 - 8 Pessoas

  • Horários

    6ªfeira 15h–22h

    Sábado 15h–18h

    Domingo 10h–17h

  • Preço

    140

  • Dificuldade

    O curso destina-se a artistas plásticos, ceramistas e todos os interessados na matéria com ou sem experiência.

  • Informação adicional

    Oferta de alojamento nas Residências partilhadas com a inscrição no curso, mediante disponibilidade

Workshop de Taças Chawan e Rakú

Partimos da técnica ancestral da bola para realizar um conjunto de taças Chawan (chávenas japonesas) seguido de desbaste com ferramenta rudimentar de madeira para lhes dar a sua forma.

Procurando a relação entre o objeto e a mão, exploramos o equilíbrio da forma e a dimensão numa cadência de tempo ritmada como uma pulsação. Propomos a construção de uma memória sobre o fazer, a expressão que cada um pode transmitir à matéria, cada momento de contemplação, o reencontro consigo numa taça de chá.

O ponto alto deste workshop é sempre a cozedura Rakú!

Vamos decorar o nosso conjunto de chávenas de chá com vidrados e corantes cerâmicos para as depois submeter à acção do fogo no forno de Rakú, durante cerca de 30 minutos. Podemos apreciar as peças incandescentes quando saem do forno e surpreendermo-nos com os efeitos produzidos por este processo.

O que aprenderá:

- Produzir taças chawan e tacinhas na roda de oleiro
- Fazer chacota das peças
- Preparar os vidrados para utilizar na cozedura de Rakú
- Técnicas de decoração para Rakú

 
Peter Layton

Miguel Neto
Ceramista profissional, formado pelo Cencal, vive e trabalha em Caldas da Raínha onde abriu muito recentemente seu atelier juntamente com a ceramista Paula Violante. Tem um longo percurso de excelência na cerâmica de autor. Desde 1994 produz peças únicas de olaria em grês, com uma identidade muito própria, peças elegantes na sua forma e simplicidade. Tem realizado também alguns trabalhos de maiores dimensões, murais e mosaicos, exemplo mais recente é um trabalho em porcelana para o tecto da Livraria Lello no Porto. Miguel conta com um vasto currículo de exposições individuais e colectivas e é um prazer tê-lo de novo como formador dos nosso cursos de Rakú, na Cerdeira.

Paula Violante

Ceramista formada pelo Cencal e pela Esad das Caldas da Raínha, vive e trabalha nas Caldas da Rainha. Fez o estágio de aperfeiçoamento com o ceramista Renato Costa e Silva. Actualmente encara a cerâmica de uma forma profissional e abriu o Atelier 19B nas Caldas da Rainha , juntamente com Miguel Neto. Pelo segundo ano consecutivo vai estar na Cerdeira para dar, juntamente com o Miguel, os cursos de Rakú em 2019.

 

LEVE PARA CASA OS RESULTADOS COZIDOS NO FORNO

Para poder fazer a cozedura de chacota durante o curso começamos já na 6ª feira à tarde.

Horário :

6ª feira  15h – 22h (com pausa para jantar)
Sábado 15h – 18 h
Domingo 10h – 17h

Vamos ter mais uma edição deste workshop no dia 20-22 de Setembro de 2019.

Condições

  • Oferta de alojamento nas Residências partilhadas com a inscrição no curso (mediante disponibilidade) ou 10% de desconto nos alojamento com um mínimo de 2 noites;

  • Desconto 10% early bird se reservar até dia 21 de Fevereiro;

  • Refeições cozinhadas para grupos podem ser encomendadas.