EN PT
sobre a cerdeira
 

Cerdeira - HOME FOR CREATIVITY

 

SER A COMUNIDADE DE ARTES ONDE A CRIATIVIDADE E A NATUREZA SERVEM TODOS OS PROPÓSITOS: DESCANSAR, APRENDER, CRIAR E CONHECER.

Queremos ser uma comunidade de artes com uma aldeia secular como casa e o mundo como inspiração. A nossa missão é proporcionar uma oferta onde a natureza e a visão criativa se aliam para a criação de experiências irrepetíveis e produtos únicos. Ser a liberdade de espaço de uma aldeia secular na serra da Lousã, a autenticidade e conforto da estadia nas nossas casas de xisto, e um epicentro de inspiração cultural através da arte e da criatividade.

 

CERDEIRA VILLAGE - O renascer de uma aldeia

Escondida num pequeno vale a 700m de altitude, a Cerdeira é uma aldeia do xisto secular em risco de desaparecer após o abandono da actividade agrícola, em meados do século XX. Com cerca de 300 anos, a aldeia foi sendo construída por gente corajosa, agricultores que tiravam daqui o seu sustento, e que mesmo a tendo deixado em busca de uma vida melhor para as suas famílias, com regularidade a vêm visitar mostrando o seu carinho.

Hoje, a Cerdeira tem novas estórias para contar de novos habitantes que com persistência e vontade voltam a dar vida e sentido a este lugar, de homens e mulheres que com sabedoria recuperaram as casas e lhes adicionaram o conforto merecido no século XXI, de hóspedes que escolhem a aldeia para passarem aqui as suas férias e de artistas de todo o mundo que a procuram em busca de inspiração. Actualmente, faz parte das 27 aldeias que integram a rede das Aldeias do Xisto.

Desde 1988 que Kerstin Thomas e Bernard Langer foram recuperando algumas das casas da aldeia da Cerdeira. Mais tarde, em 2000, Natália e José Serra, amigos que tinham conhecido ainda em Coimbra, juntaram-se no esforço de recuperação. Aos poucos, o projeto foi ganhando forma e sentido e, a partir de 2006, começa a ser organizado o primeiro festival de artes “Elementos à Solta”. Em 2012, arranca o projeto Cerdeira Village que em 2018 se transformou na Cerdeira – Home for Creativity.

 
 
comunidade de artes
menu cerdeira

Imprensa

Se é profissional da comunicação social, esperamos que já tenha encontrado tudo o que necessita para não resistir em fazer-nos uma visita.

 

Contacto de Imprensa
Catarina Serra
catarina.serra@cerdeirahomeforcreativity.com

 
 

Clipping

A Cerdeira - Home for Creativity na imprensa.

 
 

Prémios

Prémios e outras distinções recebidas pela Cerdeira - Home for Creativity.

 

Certificado TripAdvisor

Atribuído à Cerdeira pelo TripAdvisor em 2018.

cerdeira-village-airbnb.gif

Airbnb Superhost

Atribuído à Cerdeira pelo Airbnb pelo 7º ano consecutivo em 2018.

cerdeira-village-booking.png

Guest Review Award

Atribuído à Cerdeira pela Booking.com em 2017.

 

Vídeos

 
 
 

Politica Ambiental

Pela sua envolvente natural numa área de Rede Natura 2000, pelo isolamento e beleza do seu património construído, a Cerdeira pretende oferecer aos seus visitantes uma experiência criativa, enriquecedora e inesquecível.

 
 

Todo o projeto da Cerdeira foi pensado para ser sustentável e inspirador. As nossas casas de xisto foram reconstruídas com pedra, argila e madeiras autóctones, pensando sempre no conforto e bem estar dos nossos hóspedes.

A Criatividade aliada à Sustentabilidade Ecológica e à Responsabilidade Social são conceitos fundamentais para nós, aplicados não só na reabilitação das casas de xisto, património classificado como de interesse municipal, como também nas actividades em torno das artes e da criatividade que desenvolvemos, e, naturalmente, no envolvimento com a Comunidade Local. Desse modo, desenvolvemos todos os esforços no sentido de:

  • Fomentar programas de sensibilização e formação ambiental junto dos nossos colaboradores e hóspedes para os consciencializar para a prática de um turismo responsável e  sustentável;

  • Promover uma utilização racional dos recursos naturais, otimizando os nossos consumos de energia e de água;

  • Valorizar o uso de produtos locais e sempre que possível, biológicos;

  • Contabilizar os resíduos produzidos no nosso empreendimento e reduzir o desperdício;

  • Privilegiar produtos ecológicos certificados para limpeza e manutenção do empreendimento;

  • Privilegiar recursos locais e regionais (ex. mão de obra e serviços, contratação, aquisição de equipamentos);

  • Privilegiar a melhoria contínua do nosso sistema de Gestão Ambiental;

  • Cumprir os requisitos legais e ambientais aplicáveis e outros requisitos subscritos pelo alojamento;

  • Divulgar a nossa Política Ambiental a todas as partes interessadas;

  • Utilizar a Cultura e a Arte como meio de ligação com a Comunidade Local.

politica ambiental recursos naturais
politica ambiental recursos locais
 

Certificações

 
cerdeira-village-ecolabel.png

(em processo final de certificação)

O Ecolabel EU é um rótulo europeu que se aplica a produtos com características ambientais excecionais, que preencham os critérios exigidos na regulamentação do rótulo ecológico da UE. 

cerdeira-village-green-key.png

O Turismo é uma das atividades que mundialmente apresenta maiores índices de crescimento. Cada vez mais pessoas pretendem visitar mais lugares, quer seja em trabalho ou em férias. Neste contexto, é cada vez mais importante incentivar os diversos intervenientes da atividade turística a adotar boas práticas ambientais, reduzir os impactes negativos do Turismo e os custos com o consumo de recursos naturais. É a partir destes pressupostos que surge o programa Green Key e os seus exigentes critérios, como um instrumento importante para o Turismo Sustentável. Os critérios para empreendimentos turísticos e alojamento local obtiveram o reconhecimento do Global Sustainable Tourism Council (GSTC).

 

Como chegar

A Cerdeira está situada na zona centro, no distrito de Coimbra, a cerca de 9Km da Lousã

Lisboa – Cerdeira: 217 km;
Porto – Cerdeira: 164 km;
Coimbra – Cerdeira: 37 km.

 
 

Vindo do Sul

Siga pela A1 até Torres Novas e saia para a A23 em direcção a Castelo Branco. Continue e saia para a A13 (Tomar e Coimbra). Siga até encontrar a saída para Miranda do Corvo/Lousã (N342) e continue em direcção à Lousã. No centro da vila da Lousã, junto à Câmara Municipal e à Igreja Matriz siga as indicações para Cerdeira (N236). Encontrará a aldeia a cerca de 9Km. Estacione no largo junto à capela.

Vindo do Norte

Siga pela A1 até Condeixa e saia para a A13 em direcção a Lousã/Tomar. Siga até encontrar a saída para Miranda do Corvo/Lousã (N342) e continue em direcção à Lousã. No centro da vila da Lousã, junto à Câmara Municipal e à Igreja Matriz siga as indicações para Cerdeira (N236). Encontrará a aldeia a cerca de 9Km. Estacione no largo junto à capela.

De transportes públicos

Siga até Coimbra, de comboio ou autocarro. Em Coimbra encontra, na estação de Coimbra-A, o autocarro «Metro Mondego», com destino à Lousã. Na Lousã apanhe um táxi até à aldeia, que fica a cerca de 9km. O custo ronda os 13 euros – para marcar, pode ligar para +351 917 866 975.

 

Contactos

Reservas e Escola

+351 911 789 605 / +351 239 160 799

reservartions@cerdeirahomeforcreativity.com

Marketing e Retiros

catarina.serra@cerdeirahomeforcreativity.com

Programa artístico

kerstin.thomas@cerdeirahomeforcreativity.com