A Cerdeira está cada vez mais verde

Este ano, damos mais um passo pelo meio-ambiente: a Cerdeira acaba de receber o rótulo Ecolabel, a certificação ecológica da União Europeia.

Sabemos que as pessoas estão cada vez mais preocupadas em optar por produtos sustentáveis no seu dia-a-dia. Por isso mesmo, a União Europeia criou a certificação Ecolabel, um selo que garante aos consumidores que os produtos ou serviços que estão a comprar têm um impacto ambiental reduzido, cumprindo com elevados padrões de qualidade.

É com muito orgulho que partilhamos que a Cerdeira é oficialmente um eco hotel! Somos um dos primeiros hotéis (e também o mais pequeno) a conseguir esta certificação em Portugal. Para tal, tivemos que cumprir com critérios ecológicos muito rigorosos e continuamos a trabalhar diariamente para alcançar as nossas metas ambientais.

Cerdeira_2-171.jpg


O QUE FAZEMOS PARA DIMINUIR A NOSSA PEGADA ECOLÓGICA 🌳

Escolhemos o que é da região

Desde o início da nossa jornada de reconstrução da aldeia, comprometemo-nos a levar a cabo um projeto de ecoturismo responsável. Preservar a cultura da região e desenvolver a economia local é um dos nossos maiores objetivos.

As nossas casas de xisto foram reconstruídas por trabalhadores locais que, graças ao projeto, tiveram a oportunidade de se especializarem em técnicas tradicionais e sustentáveis de construção. Procurámos sempre recorrer a materiais e fornecedores da região para todo o trabalho de construção, mobiliário e também para os objetos de olaria e tapeçaria que estão presentes nas nossas casas.

Na hora das refeições, os nossos visitantes podem contar com um pequeno-almoço preparado com ingredientes da região. Já os bolos que costumam sair do nosso forno, são sempre confecionados com fruta da estação.

Dissemos adeus aos descartáveis e aos químicos perigosos

Desde os champôs e sabonetes que oferecemos aos nossos hóspedes, aos detergentes que utilizamos na limpeza das casas: todos têm origem biológica e não prejudicam o meio-ambiente. Também deixámos de utilizar embalagens descartáveis, dando lugar, por exemplo, a doseadores ou sacos reutilizáveis. Passámos também a fazer a compostagem dos nossos resíduos orgânicos para diminuir a quantidade de lixo que produzimos.

Produzimos o máximo de energia que conseguimos e gastamos o menos possível

Aqui, todos os detalhes contam: desde a escolha das lâmpadas à eficiência energética das casas e todos os seus equipamentos. A nossa aldeia produz até a sua própria eletricidade, através da utilização de painéis solares. No futuro, queremos ser 100% autónomos!

Temos confiança em quem nos visita

Lembramos sempre os nossos visitantes que também podem fazer a diferença. Podem optar por limitar a mudança de toalhas e lençóis, fazer a separação e reciclagem dos seus resíduos (existindo recipientes próprios para o efeito em cada casa) e desligar o ar condicionado e as luzes sempre que deixarem o quarto.


É desta forma que temos vindo a promover um turismo responsável a nível ambiental, cultural e económico, incentivando a preservação da Cerdeira durante muitos mais anos. A conquista desta certificação ambiental é a prova do nosso contínuo esforço em prol da sustentabilidade da região. Comprometemo-nos a continuar este trabalho, sempre de olhos postos no futuro.

Cerdeira_8-141.jpg
Sofia RosaComentário